terça-feira, 30 de dezembro de 2008

HOLOCAUSTO

A questão palestino-israelense se reduz essencialmente à questão da terra - quem pode viver nela e quem controla seu uso.
Maio de 1948: É formado o estado de Israel. Pelos menos 700 mil palestinos fogem ou são expulsos de suas casas.
1956: Israel invade a Faixa de Gaza e o Sinai.
1967: Israel ocupa a Cisjordânia, o leste de Jerusalém e as Colinas de Golã na Guerra dos Seis Dias.
1972: Palestinos matam 11 israelenses nas Olimpíadas de Munique.
1973:Começa a guerra do Yom Kippur. Israel repele os exércitos de Egito e Síria.
1979: O presidente do Egito, Anwar Sadat, se reúne com o primeiro-ministro de Israel, Menahem Begin, e o presidente americano, Jimmy Carter, na Casa Branca. É assinado o primeiro acordo.
1982: Israel devolve o Sinai ao Egito e invade o Líbano. Centenas de civis são massacrados nos campos de Sabra e Shatila em Beirute por milícias cristãs libanesas.
1987: Começa a primeira Intifada, levante palestino em territórios ocupados. Cerca de 400 israelenses e 1.500 palestinos morrem em 6 anos.
1988: A Organização para Libertação da Palestina, sob comando de Yasser Arafat, propõe criar um Estado palestino em paz com Israel.
1993: O primeiro-ministro israelense, Yitzhak Rabin, e Arafat apertam as mãos nos Acordos de Oslo, que limitaram a autonomia palestina.
1994: Israel assina um tratado de paz com a Jordânia.
2000: Fracassam negociações para devolução das Colinas de Golã. Israel sai do sul do Líbano. A reunião de Camp David com Arafat e Ehud Barack fracassa. Começa a segunda intifada.
2004: Arafat morre e Mahmud Abbas, da Fatah, assume a presidência da Autoridade Palestina.
2005: Israel retira suas tropas e colonos de Gaza.
2006: O Hamas vence as eleições parlamentares. Começa a guerra no Líbano, depois que militantes do Hezbollah capturaram dois soldados israelenses. Israel contra-ataca. Em 34 dias de combates, 1.100 pessoas morrem no Líbano e 154 em Israel.
2007: O Hamas derrota os seguidores de Abbas numa semana de combates em Gaza.
2008: O Hamas aceita cessar-fogo com Israel em junho, e passam-se seis meses de relativa calma. Bloqueio israelense à Faixa de Gaza aumenta. Em dezembro, o Hamas lança foguetes sobre Israel.
Fonte: O Globo

Acima esqueceram de citar que: "Em novembro, ataque Israelense provoca o recomeço dos ataques do Hamas, com foguetes, de Gaza."

"Depois de três dias de bombardeios aéreos israelenses, o saldo é de centenas mortes e um cenário de destruição na Faixa de Gaza.
 "Temos uma guerra até o fim contra o Hamas e seus semelhantes", disse o ministro da Defesa israelense, no Parlamento, usando um termo empregado por ele no passado para descrever a luta de longo prazo contra os inimigos de Israel."
O apoio da Alemanha a Israel, parece ser mais forte do que o de outras nações européias. Os comentários do governo alemão, que raramente critica Israel devido ao legado do holocausto.
 Esse é o novo holocausto, só que agora quem massacra são os judeus.
Com o apoio dos EUA, Alemanha, etc... alguns tentam disfarçar... pedem para o Hamas cessarem fogo, mas quando é Israel que atira ninguém pede para parar...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Comente esse post.

Visitas

Contador gratuito

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO